Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

PLANEJAMENTO - CIÊNCIAS GEOGRAFICAS



DISCIPLINA: Ciências Geográficas

OBJETIVO GERAL: Conhecer o mundo atual em sua diversidade, dando significado e estimulando a reflexão sobre as diferentes ações sociais e culturais, suas origens, a dinâmica da sociedade e suas formas de organizar e ocupar o espaço, os conflitos gerados e os processos naturais que estão atuando e interagindo com os processos históricos e sociais, transformando o mundo e criando marcas que possibilitam identificar os diferentes lugares e paisagens, relacionando os processos naturais e as questões socioambientais, mais especificamente a questão das mudanças climáticas e do aquecimento global, os processos que atuam e interferem nas condições climáticas, as transformações decorrentes das interações com as sociedades humanas e alguns de seus principais efeitos em escala geográfica local, regional e mundial.

CONTEÚDOS E CONCEITOS: Conteúdos geográficos tendo como referência os eixos temáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): a Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do mundo; a modernização capitalista e a redefinição nas relações espaciais; o papel do Estado, os grupos sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira; e a evolução das tecnologias e as novas territorialidades em redes.

1° TRIMESTRE – Unidade I: Espaço mundial, Brasil e as questões ambientais
• A dinâmica atmosférica e as mudanças climáticas;
• Mudanças climáticas: efeitos no espaço mundial;
• As transformações no ambiente e o clima;
• Aquecimento do planeta;

METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos didáticos, mapas, fotos, imagens de satélite, gráficos, charges e esquemas, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Elaboração de questionamentos e indagações, roda de conversa e debates para levantamento de hipóteses, pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros), projeção de vídeos e realização de atividades em grupo, dupla ou individual para exposições de idéia de forma oral e escrita.

AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: produção de overlay, folder e charges, exposições orais e escritas e atividade extraclasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário