Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA



) Há milhares de anos, os seres humanos ao redor do mundo já pintavam e gravavam imagens nas paredes de grutas, rochas ou a céu aberto. Esses trabalhos são conhecidos como?   (0,5)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

2º) Os pesquisadores da China e dos Estados Unidos descobriram o que pode ser evidências mais antigas de escritas do mundo. Tendo em vista essa descoberta. Onde nasceu a escrita?  (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

3º)  Coloque V (verdadeira) e F (falso).

a)      (   ) As pinturas rupestres não tem nenhuma importância fundamental nas representações dos seres humanos. (0,5)
b)      (         ) As imagens pintadas tinham grades significados na mitologia grega; (0,5)

c)      (         ) Há 40 mil anos os seres humanos começavam a representar a vida; (0,5)

d)     (     ) Por meio das pinturas rupestres, os seres humanos começavam a expressar sentimentos, anseios e preocupações. (0,5)
            
) “Assim como acontece hoje, principalmente nas grandes cidades, nossos antepassados criaram símbolos que transmitiram ideias a membros do seu grupo, de outros que viveram na mesma época e de outra geração”.
Tendo em vista a frase a cima:  As pinturas rupestres teve uma grande importância no (a): (0,5)

a) procura melhor da caça e fertilidade;

b) proteção dos caçadores da época;

c) Imagem de animais e plantas;

d) desenvolvimento cultural dos nossos ancestrais.

5º) As pinturas mais antigas datam, aproximadamente, de 25 mil anos e foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da Itália e França. Mas para executar as pinturas. O que os nossos ancestrais usavam para desenhar nas cavernas, rochas?      (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

6º) A chegada do ser humano à América tem gerado várias hipóteses, uma delas, e a mais aceita, foi a travessia através do Estreito de Bering. Relate como ocorreu essa travessia. ? (1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

7º) No Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) destacou-se a arte rupestre. Qual das alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre? (0,5)

A) A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.
B) Tipo de arte feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura em madeira.
C) Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste período.
D) Estilo artístico desenvolvido na Pré-História onde os artistas podiam expor suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.

8º) No Brasil, até meados de 1998 haviam sido catalogados cerca de 800 sítios arqueológicos com pintura rupestre. Cite 2 (dois) de alguns dos mais importantes encontrados no Brasil? (0,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.



Nenhum comentário:

Postar um comentário