Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sexta-feira, 13 de março de 2015

O SISTEMA NERVOSO (4º ANO B 2015 CENTRO EDUCACIONAL SANTA TEREZINHA REDE SALESIANA DE ESCOLAS)



OBJETIVO:
  • Compreender como o sistema nervoso funciona;
  • conhecer a função do sistema nervoso;
  • identificar as características do sistema nervoso;
  • identificar por meio da interpretação de imagens  a organização do sistema nervoso. 
 
Iniciar a aula numa roda de conversa, solicitando que as crianças falem o que sabem sobre o corpo humano, destacando o sistema nervoso. Nesta conversa inicial a professora tomará como ponto de partida a organização dos momentos da aula, a fala das crianças. Desse modo, apresenta algumas imagens em que o corpo aparece evidenciado e solicita que as crianças relatem o que podem ver ao observar tais imagens. 


Principais divisões do Sistema Nervoso Periférico

O SNP pode ser divido em voluntário e autônomo.

Sistema Nervoso Voluntário

Está relacionado com os movimentos voluntários. Os neurônios levam a informação do SNC aos músculos esqueléticos, inervando-os diretamente. Pode haver movimentos involuntários.

Sistema Nervoso Autônomo

Está relacionado com os movimentos involuntários dos músculos como não-estriado e estriado cardíaco, sistema endócrino e respiratório.

É divido em simpático e parassimpático. Eles têm função antagônica sobre o outro. São controlados pelo SNC, principalmente pelo hipotálamo e atuam por meio da adrenalina e da acetilcolina. O mediador químico do SNA simpático é a acetilcolina e a adrenalina, enquanto do parassimpático é apenas a acetilconlina.

Arco reflexo

Os atos reflexos são reações involuntárias que envolvem impulsos nervosos, percorrendo um caminho chamado arco reflexo.

Um exemplo muito conhecido de arco reflexo é o reflexo patelar. O tendão do joelho é o órgão receptor do estímulo. Quando recebe o estímulo (ex. uma pancada) os dendritos dos neurônios ficam excitados. O impulso é transmitido aos neurônios associativos por meio de sinapses, que por sua vez transmitem o impulso aos neurônios motores.

Os neurônios associativos levam a informação ao encéfalo e os neurônios motores excitam os músculos da coxa, fazendo com que a perna se movimente.



Sistema Nervoso Central

 

Principais componentes do Sistema Nervoso Central:

Medula espinhal

A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos. Encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, porem pode agir independente dele.

Cérebro

O cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo como a recepção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. O cérebro encontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnóide.
O encéfalo dos mamíferos é dividido em: telencéfalo (cérebro), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), mesencéfalo (teto), metencéfalo (ponte e cerebelo) e mielencéfalo (bulbo).

Bulbo ou medula oblonga

O bulbo tem a função relacionada com a respiração e é considerado um centro vital. Também está relacionado com os reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e motoras.

Cerebelo

O cerebelo é responsável pelo controle motor. A organização básica do cerebelo é praticamente a mesma em todos os vertebrados, diferindo apenas no número de células e grau de enrugamento. Pesquisas recentes sugerem que a principal função do cerebelo seja a coordenação sensorial e não só o controle motor.

Ponte

A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores.

O córtex sensorial coordena os estímulos vindos de várias partes do sistema nervoso. O córtex motor é responsável pelas ações voluntárias e o córtex de associação está relacionado com o armazenamento da memória.

 

.


 As crianças dialogaram sobre o contexto e foram projetar através do grafismo o que compreenderam sobre o SISTEMA NERVOSO.


Após levantar o que as crianças já sabem sobre o corpo humano e, em especial, sobre o sistema nervoso foi sugerido que cada um organize estas informações num cartaz para que as crianças percebam o que já sabiam e, ao final do estudo, comparem com o que aprenderam.  


Na leitura das imagens  foi nomeado as partes do sistema nervoso (medula espinhal, cérebro, células nervosas, nervos) para que as crianças familiarizem-se com estas novas informações. 


As crianças foram estimulas a projetarem perspectivas intelectuais sobre seus desenhos e leituras de texto. A aula foi muito boa e todos participara muito bem!






























O sistema nervoso  é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade funcional deste sistema.

Neurônio

O neurônio  é a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.

Estrutura de um neurônio. Ilustração: Designua / Shutterstock.com [adaptado]
Estrutura de um neurônio. Ilustração: Designua / Shutterstock.com

6 comentários:

  1. Simplesmente fantástica essa aula! É assim que as escolas de nosso país devem trabalhar, estimulando as crianças a desenvolver suas habilidades. Parabéns pela postagem. Sou do Rio de Janeiro, professora de uma escola pública e vou utilizar essa forma de ministrar aulas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. QUE BOM EXEMPLO! CONTINUE POSTANDO SUAS AULAS, POIS NA MINHA ESCOLA SERÁ DE GRANDE VALIA. ESSAS CRIANÇAS SÃO LINDAS E QUE DEUS ILUMINE A CADA UMA. QUE DEUS TE ILUMINE, POIS TENHO APRENDIDO BASTANTE AQUI NO SEU BLOG. OS PAIS DEVEM ESTAR ORGULHOSOS DE TEREM FILHOS MARAVILHOSOS. PARA AULAS TÃO BOAS ASSIM, ESSA ESCOLA DEVE TE VALORIZAR BASTANTE. AGRADEÇO MESMO!

    ResponderExcluir
  3. AMEI ESSA AULA! QUE FORMA EXCELENTE DE APRENDER!
    LUCAS FORTES - SP

    ResponderExcluir
  4. VOU TRABALHAR ASSIM NA MINHA ESCOLA. POR FAVOR, COLOQUE MAIS AULAS PARA NOS AJUDAR.
    HELENA DIAS - PROFESSORA DE PERNANBUCO.

    ResponderExcluir
  5. Observei que as criança retrataram muito bem o SISTEMA NERVOSO nos desenhos. Peço-lhe, que continue a postar mais aulas, pois suas postagens ajudam muitas pessoas. Luane Fernanda - Rio Grande do Sul (Sou professora aqui no Sul). Você é muito criativa!

    ResponderExcluir