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quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Modelo de relatório escolar (PARECER 3)

RECEBI UM PEDIDO POR E-MAIL PARA DESENVOLVER ESTE PARECER, ESTOU DISPONIBILIZANDO PARA QUEM DESEJAR.

Acompanhamento familiar, aspectos sócio-emocionais e orgânicos. ........................ absolveu para si todos os problemas familiares de seus e isto tem confundido a criança dando margem para uma aprendizagem não significativa.

Seu emocional escolar diário oscila conforme o andamento das atividades emocionais de sua casa. Se em casa está tudo bem, na escola ela apresenta-se feliz, com disposição para desenvolver as atividades e fazer tudo com segurança, mas se houve algum conflito em casa, ela apresenta os sintomas abaixo e tem vontade de dormir na escola, esta é uma forma de fugir dos conflitos emocionais.

Durante o 2º semestre apresentou-se com muitas dores na cabeça, dores na barriga, ânsias de vomito, sonolência e muita salivação ( neste processo de salivação ela necessita cuspir constantemente para não vomitar ). Foi aconselhado a família em:

1º momento - uma visita ao neurologista para verificar o motivo de dores diárias na cabeça e descartar algum problema neurológico.

2º momento – uma visita ao pediatra para fazer um hemograma completo, para descartar um contagio de vermes. Infelizmente até o momento ............./.........../........ não foi recebido qualquer informação ou laudo sobre os encaminhamentos e a criança continuou sentindo os sintomas acima.

3º momento – nos relatórios dos bimestres foi pedido que ela fosse acompanhada por uma psicopedagoga ou fonoaudióloga para descartar uma possível disortografia e através do laudo destes profissionais a escola teria um rumo correto e teoricamente fundamentado a seguir, para assim ajudar de forma correta a criança sem cansá-la com exigências para as quais ele pode não estar pronta, de posse dos resultados família e escola logo detectariam os resultados positivos de aprendizagem de ............................., mas infelizmente tal solicitação não foi atendida pela família (segundo ela por motivos financeiros). Como a escola não possui tais profissionais, encaminhou a aluna à psicóloga da escola que a atendeu e trabalhou os problemas emocionais relacionados a família.

Estes fatores contribuíram negativamente para uma aquisição segura dos conteúdos.



Trabalho realizado pela escola para o desenvolvimento global da aluna:

1º bimestre - ........................ foi matriculada na 3º série no ano letivo de 2005 e infelizmente... não estava dotada de maturidade e de conhecimentos globais intelectuais para progredir na série, suas notas do 1º bimestre demonstram nitidamente este fato, a família foi chamada pela coordenação, professora e supervisão para ter ciência do andamento insatisfatório na série em questão e logo foi relatado que a aluna veio do interior do estado e que não havia passado para 3º série e que aquela era uma tentativa da família para verificar as condições ou não da filha para cursar a série.

2º bimestre – a criança iniciou seus estudos na 2 ºsérie com muita dificuldade de leitura, escrita e interpretação, então pela manhã cursava a 2º série normalmente e no período da tarde fazia reforço na classe de alfabetização, porém a criança não fazia em casa com freqüência os deveres da 2º série, ficando acumulada de atividades e tendo um resultado insatisfatório nas notas.

3º bimestre – iniciou este bimestre com atividades acumuladas do 2º bimestre e não conseguia colocar em dias suas atividades, iniciou um reforço escolar, e mesmo a família estando mais presente na escola e no acompanhamento das atividades de casa, a criança não conseguiu vencer as características de dificuldades relacionadas abaixo:

 Troca de letras que se parecem sonoramente: faca / vaca.

 Confusão de sílabas como: encontraram / incontrarão

 Omissões: cadeira / cadera

 Fragmentações: em saiar, a noitecer

 Inversões: pipoca / picoca

 Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.

4º bimestre – saiu do reforço com uma professora conhecida pela escola e iniciou um reforço com uma conhecida da família que devia uma certa quantia em dinheiro para genitora da criança e infelizmente está não ajudou a criança há cada dia sua situação agravava-se, pois atrapalhou no processo de ensino e aprendizagem da escola, passando conteúdos que não estavam de acordo com a série e maturidade da criança, acumulou todos os deveres de casa e a criança não conseguia dá conta de fazer junto a professora da 2º B as atividades de classe, de casa e das orientações de dadas no 3º bimestre que foram nas aulas de reforço e tempos livres trabalhar:

 Estimulo da memória visual, através de quadros com letras do alfabeto, números e famílias silábicas.

 Analise visual.

 Recuperar os sons mediante s consciência fonológica.

 Pronunciar os sons da fala fazendo uso do léxico auditivo para chegar ao significado de cada palavra no léxico interno ( vocabulário ).

Tudo isso respeitando o processo de maturação da criança.

Neste bimestre .................... apresentou uma boa aquisição dos conteúdos lógicos (mecânicos) da área da matemática obtendo um bom resultado em sua nota.

Recuperação paralela deste 4º bimestre: Neste período a criança voltou a estudar com sua antiga professora de reforço, dormiu na casa da mesma para estudar para avaliação de ciências, porém ao chegar na escola vomitou e passou a manhã deitada na supervisão escolar com enjôos e dores na cabeça (emocional forçado, responde negativamente no organismo). A família foi acionada, porém só vieram pegá-la no período da tarde como de costume deste o 2º bimestre. A avaliação foi transferida para quando a aluna estivesse melhor de saúde.

Formação de hábitos e atitudes: Para o próximo ano letivo peço a família que a criança traga somente o material necessário as aulas do dia , deixando em casa objetos que não fazem parte do contexto escolar como; bonecas, brinquedos, maquiagem, celulares que tocam durante a aula e não é necessário que ela traga duas mochilas para escola, pois tanto peso pode prejudicar a coluna da criança que ainda está em processo de desenvolvimento.

Aspectos psicomotores: Está desenvolvendo-se bem neste aspecto.

Aspectos intelectuais/cognitivos: Neste bimestre continuou apresentando certa dificuldade em matemática na área da multiplicação e divisão, para o desenvolvimento destas atividades ela elaborou esquemas para chegar ao resultado das operações. A fixação da tabuada irá ajudá-la a desenvolver com mais precisão as atividades nesta disciplina.

Infelizmente a aluna foi reprovava em português, matemática, história, geografia, ciências e filosofia.

Observações quanto ao desenvolvimento nas disciplinas de:

Produção oral: Possui uma boa oralidade e descreve bem fatos do dia-a-dia.

Ditado: Os erros ortográficos são abrasivos e não estão no processo normal do 1º ciclo, estando atrasada, parecendo está saindo de uma alfabetização.

Leitura: Sua leitura é silabada e insegura, ela não consegue em uma frase simples ou longa, entender o que leu. Constantemente na leitura tenta adivinhar o que esta escrito. Ex: casamento – ela dificilmente ler casamento – a criança busca no pensamento palavras que iniciam com ca e daí fala: - casa, cada, casada e assim por diante. A palavra ca-sa-men-to é um polissílabo e a criança fala palavras monossílabos, dissílabos, trissílabos ou polissílabos, exceto a palavra correta, mas isso ocorre somente em leitura de textos ou frases. Todo seu processo é quem está saindo de uma alfabetização.

Orientação para os pais:

1 Fazer-se valer das orientações dadas ao longo da 2º série acerca dos encaminhamento.

2 Dar encaminhamento aos tratamentos necessários: psicopedagoga, psicóloga, fonoaudióloga, neurologista.

3 Manter na aula de reforço, focando leitura e escrita de alfa, 1ª e 2ª série.

A aluna não conseguiu média para ser aprovada, a mesma permanecerá na 2ª série, o que é uma pena, pois a aluna poderia ter tido um melhor desempenho, se a família pudesse ter atendido integralmente as nossas solicitações.

Desejamos a você e a sua família sucesso em ..........................

2 comentários:

  1. Olá simone,gostei muito do seu parecer(modelo 3). estou com uma dificuldade também em conseguir uma solução para um aluno do maternal menor de 3 anos que esta frequentando a escola onde eu trabalho desde o inicio do ano eu venho pedindo para levar o mesmo no médico especialista no assunto e os pais alegam nao conseguir marcar consulta tanto pelo sus como no particular que eu nao acredito.é imcrivel a enrolaçao da quela mãe parece que ela está brincando com a gente.a criança vive com o olho escorrendo lagrimas e garganta inchada com grande dificuldade para engolir as vezes dependendo até se afoga e sem falar na dificuldade de respiraçao e quando dorme ronca muito,qualquer um vê só não percebe é a mãe que o mesmo tem que ser levado para o médico Otorrino.também é visivel o cranio é irregular e os olhos soltados para frente um rosto fino comprido percebo que pode ser caracteristicas da estanose, o aluno dorme muito tempo em casa e na escola sempre dorme quase nao brinca fala pouco,com o nariz escorrendo infcçao direto e sempre inchado,antes eu achava que ele estava gordinho mais agora vejo que as vezes ele esta inchado porque tem dias que ele está leve.mais como ou fazer para chegar nesta mãe que parece não acreditar em nada ,que quando falo todos os dias que ele nao esta bem ela me responde que ele esta com alergia e esta tomando remédio.se estiver ao seu alcance de me ajudar mandando um modelo de encaminhamento eu te agradeço muito.sou prof.colégio particular,sempre comento com a coord. da escola até vão chamar os pais para uma conversa por estes dias,tomar algumas atitudes é preciso eu sei só que eu estou bem alheia do assunto,me sinto perdida nao sei se estou agindo certo em estar me metendo,mais sou mãe e nao acho certo o que esta acontecendo com está criança.

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