Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sábado, 29 de janeiro de 2011

A CARROÇA DE PLATÃO

Rita Foelker


Platão da Silva é um conhecido carroceiro de uma cidade do interior.

Sua carroça é antiga mas ele a mantém em ótimo estado de conservação, porque é com ela que Platão ganha seu pão de cada dia.

A carroça é puxada por dois bonitos cavalos. Um deles é branco, o outro, preto.

Um dia, Platão da Silva estava transportando uma carga de alto valor quando, chegando a uma determinada rua, os cavalos entraram em desacordo. Um deles queria subir. O outro queria descer.

Diante do impasse, Platão se viu em dificuldade.

Se os cavalos insistissem em forçar a carroça para lados opostos, ela provavelmente se partiria. Platão ficaria sem transporte e sem meio de vida.

Se os cavalos, na luta, se soltassem, ele ainda teria a carroça mas ficaria parado no meio da rua, sem poder levá-la dali para lugar algum.

Platão tinha um problema para resolver.

Mas ele também tinha alguma vantagem. Diferente dos cavalos, que são seres irracionais, e da carroça, que é um objeto inanimado, Platão podia e sabia pensar. Ele podia usar sua cabeça para resolver a situação.

Porém Platão percebeu que, antes de qualquer coisa, para resolver a situação da maneira mais favorável a si mesmo, ele precisava decidir se queria subir ou descer a rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário