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sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano Anual de Arte 2º Ano - Plano TRIMESTRAL - SIMONE HELEN DRUMOND

DISCIPLINA: ARTE


OBJETIVOS GERAIS

 Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados (artes visuais, dança, música, teatro) experimentando-os, conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.

 Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções.

 Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado na diversidade étnico-cultural, conhecendo e respeitando, e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.

 Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando Arte de modo sensível.

 Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais.

 Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte.

 Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas.

CONTEÚDOS E CONCEITOS

1º TRIMESTRE

ARTES VISUAIS

 Arte e o belo: Conceitos e elementos (mensagem, beleza, harmonia e equilíbrio);

 Contemplar o belo na concepção africana;

 Elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma, volume, textura, etc.;

ARTES CÊNICAS

 Dança: improvisadas e coreografadas, e danças rituais da cultura africana e indígena;

 Organização da ação dramática, a partir da história: fatos vividos e imaginados, contos de fadas;


MÚSICA

 Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves ou agudos) duração (curtos e longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre.

PROJETO – Visita ao Museu do Índio / ESPAÇO AMAZÔNIA (SEMANA DOS POVOS INDIGENAS) – Exposição de um banner fotográfico.

2º TRIMESTRE

ARTES VISUAIS

 Imagens, fotografias, gravuras, vídeo, cinema, focalizando a cultura indígena e africana, etc.

 Apreciação e observação das suas produções e das produções dos outros.

ARTES CÊNICAS

 Mímica e dramatização de músicas de variados gêneros, estilos e épocas e culturas ( indígena e africana ).

 Jogos, brincadeiras e cantigas de roda.

MÚSICA

 Conhecer obra musical de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da reprodução musical brasileira e de outros povos países.

PROJETO – Álbum de reproduções artísticas

3º TRIMESTRE

ARTES VISUAIS

 Mosaicos, jogos lúdicos, dobraduras e sucatas.

 Artesanato indígena.

ARTES CÊNICAS

 Rituais dos povos indígenas do Amazonas.

MÚSICA

 Influência da cultura africana e indígena na música brasileira.

PROJETO – Cartaz dos trabalhos artísticos do ano letivo para (MOSTRA CULTURAL DOS TRABALHOS DO ENSINO FUNDAENTAL I )


METODOLOGIA GERAL

• Confabulações sobre o valor da linguagem artística para identificação da nossa identidade no mundo e na arte.

• Diálogos e debates na turma.

• Regras para o bom funcionamento das aulas na disciplina - diálogos e debates.

• Conhecimento da organização e funcionamento dos cadernos da disciplina de arte.

• Leitura pelo professor e alunos do contexto artístico que compõem o livro da série e comentário dos mesmos, para relacionar os conteúdos do livro com as vivências dos alunos.

• Leitura de textos, imagens, reproduções e construções artísticas produzidas pelos alunos.

• Observação e descrição de idéias artísticas.

• Exercícios afins.

• Seleção de informação essencial: enciclopédias, dicionário, livros, revistas e pesquisas na Internet.

• Leitura e exploração (vocabular, ideológica e gramatical) dos textos e imagens artísticas.

• Distinção das características próprias dos textos que envolvem as atividades do livro de arte, lendo-os e escrevendo-os: conto popular, descritivo, em diálogo, carta, postal, biografia, etc.

• Ficha de leitura e de atividades artísticas.

• Revisão de conhecimentos, através de questionários, fichas de trabalho, exercícios, avaliações, etc.

• Descrição oral e escrita de episódios vividos ou imaginados.

• Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.

• Aula expositiva.

• Música e dramatização.

• Atendimento individual

• Projeção em data show

• Estudo dirigido.

• Leitura em grupo.

• Projeção em filmes.

• Exercício oral.

• Jogos e Recreação.

• Confecção de cartazes ou painel.

• Dinâmicas e argüições.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontece no processo diário de ensino e aprendizagem. Cada atividade, pesquisas, apresentações realizadas pelos alunos tem como objetivo específico a aquisição de determinado conhecimento adquirido. Neste sentido serão utilizados os seguintes recursos avaliativos:

• Diagnóstico – leitura, compreensão dos textos lidos, expressão oral, expressão escrita e domínio do conhecimento explicita da Língua.

• Auto avaliação.

• Todos os indicadores apresentados no dispositivo de avaliação do regimento da escola, através da observação, avaliação escrita, resolução de exercícios, fichas de trabalho (individuais e em grupo).

• Comportamento - Aspectos sócio-afetivos (participação, assiduidade, etc...)

• Pesquisas (individuais e grupo).

• Participação e responsabilidade.

• Portfólio.

• Elaboração de fichas de critérios de avaliações.

• Avaliação escrita.

• Atividades cênicas.

• Pesquisa.

• Auto – avaliação.

• Observação direta.

• Exposições.

• Atividades do livro e caderno de arte.

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