Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

TEMÁTICA: Prática de leitura

PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM – PLANO DE AULA

TEMÁTICA: Prática de leitura

MODALIDADE DE ENSINO: Ensino Fundamental

ATIVIDADES PERMANENTES

PROFESSORA ESTAGIÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS:

Simone Helen Drumond de Carvalho

O professor é aquele que apresenta as diferentes possibilidades de leitura: tudo e mais um pouco! Livros, poemas, notícias, receitas, paisagens, imagens, partituras, sons, gestos, corpos em movimento, mapas, gráficos, símbolos, o mundo enfim. Ele poderá contribuir no desenvolvimento da capacidade de interpretar e estabelecer significados dos diferentes textos, criando e promovendo variadas experiências, situações novas, que levem a uma utilização diversificada do ler/escrever. Isso tornará possível a formação de uma geração de leitores capazes de dominar as múltiplas formas de linguagem e de reconhecer os variados e inovadores recursos tecnológicos, disponíveis para a comunicação humana no dia a dia.

Ler e escrever são tarefas na escola, privilegiadamente em cada sala de aula, mas também no pátio, na biblioteca, no refeitório, enfim a escola vista como espaço de estímulo às diferentes relações com a leitura. A biblioteca passa a ser concebida como lugar em que se estimula a circulação e a transferência da informação, que favorece a convivência dos diferentes segmentos da comunidade escolar, pertencendo, portanto, a todos os usuários e, ao mesmo tempo, não sendo propriedade de uns ou de outros.

Disciplina: Língua Portuguesa

Conteúdo: Alfabetizando por meio do texto

Objetivos

• Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.

• Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).

• Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.

• Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).

Série: 1º e 2º Anos ou demais séries com alunos não alfabetizados.

Tempo Estimado: Uma aula de 40 minutos em dias alternados aos de atividades de escrita, durante todo o ano.

Material necessário: Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas e canções).

Atividades

• Seqüência didática: Leitura para refletir sobre a escrita

• Atividade permanente: leitura de títulos

Vídeo

• Oficina do projeto Letras de Luz, programa de incentivo ou outro do acervo da escola ou professor que contemple os mesmos objetivos.

Desenvolvimento

1ª ETAPA – Data .../..../.... - Selecione parlendas, poemas, quadrinhas e canções que considere interessantes. Distribua uma cópia para cada estudante e leia com a classe. Para que os leitores não-convencionais participem da atividade, garanta que saibam o texto de cor.

2ª ETAPA – Data .../..../.... - Informe onde se inicia o texto e proponha que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto cantam ou recitam. O desafio será ajustar o falado ao escrito.

3ª ETAPA – Data .../..../.... - Peça que procurem algumas palavras e socializem com o grupo as pistas usadas para encontrá-las. Faça com que justifiquem as escolhas e explicitem o procedimento para descobrir o que estava escrito. Nessas atividades são utilizados textos que já se sabe de cor para antecipar o que está escrito e letras e partes de palavras conhecidas para verificar escolhas.

4ª ETAPA – Data .../..../.... - Uma variação da atividade é entregar as poesias recortadas em versos ou em palavras e pedir que sejam ordenadas. Para dar conta da tarefa, a garotada terá de acionar os conhecimentos que possui sobre o texto, os procedimentos de leitura já adquiridos e utilizar pistas gráficas (letras iniciais, finais etc.).

Avaliação

Registre suas observações sobre a participação dos pequenos: quais foram as pistas utilizadas e como eles justificaram escolhas. Anote também quais foram as suas intervenções mais importantes para a orientação da turma. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a seguir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário