Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

domingo, 31 de outubro de 2010

Série: 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Disciplina: ENSINO RELIGIOSO

Série: 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

P L A N O D E C U R S O

OBJETIVO GERAL:

O Ensino Religioso irá proporcionar uma prática de estudo e reflexão capazes de garantir aos alunos, o despertar para a experiência da Transcendência e do Transcendente, que articulados a outras experiências pessoais, podem orientar na busca de um significado para a existência humana.


ÁREA DE CONHECIMENTO:

Nesta série, discutiremos sobre o SER TRANSCENDENTE no nosso cotidiano; de que forma o buscamos e como ter consciência da existência do Sagrado. Também, perceber a necessidade de colocar-se no lugar do outro.

Depois, comentaremos um tema aparentemente conhecido por todos, a “AMIZADE”, que encobre uma série de vínculos afetivos e éticos que muitas pessoas não consideram ao chamar alguém de “meu amigo”. Como suporte diante desse assunto, o diálogo irá complementar, desenvolver e fortalecer essa prática na natureza humana.

A seguir, serão apresentadas histórias de coragem, dedicação, solidariedade e cidadania de pessoas e instituições, que desenvolvem trabalhos importantes perante a sociedade.

E para finalizar, todas as atividades que foram propostas nesta série, provocarão a reflexão sobre o papel de cada um no mundo, em especial, nas pessoas que acreditam em DEUS, conforme a proposta cristã.

RELAÇÃO DE CONTEÚDOS:

1º TRIMESTRE:

- Identidade pessoal, sócio-política e religiosa – ( sentimentos humanos – positivos e conflituosos).

- O ser humano e sua complexidade de relações – ( personalidade e características pessoais).

- A vivência em grupo.

- Autoconhecimento como princípio para transformar-se e evoluir.

- Administração de conflitos internos e externos ao ser humano.

- Experiência da Transcendência como parte constituinte do ser humano.

- A busca de um sentido da vida.

- A unicidade humana.


2º TRIMESTRE:

- A amizade como uma das faces do amor e parte integrante do ser humano – ( prática dos valores, como: confiança, perdão, atitude, valor, virtude e solidariedade).

- Amizade e Transcendência.

- Compromisso social – ( amigos da humanidade).


3º TRIMESTRE:

- DEUS, presença amiga em meu cotidiano.

- Diálogo inter-religioso – ( aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão do fenômeno religioso).

- Religiosidade e religião como partes integrantes da constituiçõa do ser humano.


METODOLOGIA:

- Aula expositiva

- Atividades escritas

- Defesas de trabalho

- Montagem de cartazes, álbuns.

- Produção de texto

- Dinâmicas, reflexões.

- Sínteses

- Dramatizações

- Pesquisas


AVALIAÇÃO:

- Exercícios Avaliativos

- Avaliação Trimestral

- Atividades Complementares

- Trabalhos em dupla e em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário