Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

domingo, 31 de outubro de 2010

SÉRIE: 3º ANO DO FUNDAMENTAL

SÉRIE: 3º ANO DO FUNDAMENTAL

DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO

PLANO DE CURSO

Objetivo Geral

Os objetivos dos capítulos é refletir com os alunos o seu processo de desenvolvimento. Ele não pretende ser um instrumento completo muito cercear sua criatividade e a própria dinâmica da vida à qual devemos estar atentos, se quisermos falar a partir da vida e para a vida.

Área de Conhecimento: Ensino Religioso.

Capítulo 1. Eu me desenvolvo e evoluo em família.

• Vamos fazer!

• Infância

• Você sabia?

• Carlos Drummond.

• Robson Crusoé.

• Ampliando meus conhecimentos.

• Quem divide multiplica.

• Para fazer com calma, em casa.

• Registrando a minha pesquisa.

• Registrando a pesquisa feita por meus colegas.


Capítulo 2. Eu me desenvolvo e evoluo, aprendendo a fazer escolhas.

• Conversando, a gente se entende

• Vamos fazer?

• Ampliando meus conhecimentos.

• Canção para alegrar o nosso coração.

• Valsinha do Zaqueu.

• Brincando, também se aprende.

• Para fazer com calma, em casa.


Capítulo 3. Eu me desenvolvo e evoluo, ampliando meus conhecimentos.

• Voltando à vossa conversa inicial;

• Vamos dar mais um exemplo que pode ajudar;

• Uma canção para alegrar o nosso coração;

• A sementinha;

• Sendo repórter;

• Para fazer com calma, em casa.


Capítulo 4. Assumindo a cidadania.

• Iniciando a conversa;

• Indo mais longe;

• Agora, é com você;

• Conversando, agente se entende;

• Continuando a conversa;

• Trabalho em grupos;

• Ampliando meus conhecimentos;

• Atividades;

• Avaliando a aprendizagem.


Capítulo 5. Na escola posso fazer amigos.

• Trabalhando em grupo;

• Indo mais longe;

• Brincando também se aprende;

• Uma história verdadeira;

• Para refletir individualmente.


Capítulo 6. O Brasil e sua gente.

• Agora, é com a dupla;

• Agora, é com você;

• Conversando, a gente se entende;

• Agora, é com você;

• Refletindo sobre o que já aprendemos;

• A história da luta das cores;

• Agora, é com você;

• Avaliando.


Capítulo 7. As crenças dos povos indígenas.

• Iniciando a conversa;

• Parque Nacional do Xingu;

• Um pouco das crenças dos povos indígenas;

• Você sabia?

• Avaliando o que você aprendeu.


Capítulo 8. As crenças trazidas pelos portugueses.

• Iniciando a conversa;

• Entendendo o nome;

• Trabalho em grupos;

• Brincando, também se aprende;

• Você sabia?

• Avaliando o que você aprendeu.


Capítulo 9. As crenças que vieram na áfrica.

• Agora é com você;

• Brincando, também se aprende;

• Avaliando sua aprendizagem.



Metodologia

• Leitura;

• Dramatizar a história;

• Montar painel;

• Relacionar as diversas maneiras de como podemos andar com Jesus ( conversa informal na capela).

• Pintura e desenho;

• Ler e interpretar algumas história Bíblica.



Avaliação

• Pesquisa em grupo;

• Exercícios em classe;

• Trabalho realizado com os pais;

• Apresentação do trabalho para a turma;

• Participação das aulas;

• Avaliação na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário