Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Relatório - modelo 99 - a1

Uma criança saudável não é apenas aquela que tem o corpo nutrido e limpo, mas aquela que pode utilizar e desenvolver o seu potencial biológico, emocional e cognitivo, próprio da espécie humana, em um dado momento histórico e em dada cultura. A promoção do crescimento e do desenvolvimento saudável das crianças na instituição educativa está baseada no desenvolvimento de todas as atitudes e procedimentos que atendem as necessidades de afeto, alimentação, segurança e integridade corporal e psíquica durante o período do dia em que elas permanecem na instituição escolar. (RCNEI)

As conversas formais e informais, sobre o que está acontecendo ou vai acontecer, histórias lidas e cantadas e músicas cantadas são exemplos de estímulo que foram trabalhados ao longo do ano letivo no ______________ (série).

A linguagem dos educandos, ao final deste _______º bimestre, já está mais desenvolvida. Eles perguntam sobre: acontecimentos e comportamentos, conto, reconto de histórias, descrição de figuras, pequenas parlendas, músicas e teatro. Estás são formas de incentivo, para que as crianças revelem seu desenvolvimento de habilidades.

"Educador já não é aquele que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando, que ao ser educado, também educa". Paulo Freire

O raciocínio acontece junto com a fala. Não parece, mas cada palavra que sai da nossa boca, primeiramente é processada em pensamento, ou seja, primeiro se raciocina para depois falar. O processo, ao ser descrito parece lento, mas ao contrário acontece em uma rapidez de milésimos de segundos.

Em algumas crianças do _______________ (série), muitas vezes, é possível notar excitação ao falar, gagueiras e/ou timidez; estas atitudes podem estar ligadas a este processo. O desenvolvimento do raciocínio é lento e gradual, cabe ao adulto educador possibilitar e incentivar este processo. Ter paciência ao ouvir, sem interferir ou sugerir é uma das oportunidades que deve ser dada, além de conversar explicando cada acontecimento / ou situação ampliando assim o vocabulário da criança.

No decorrer do ano letivo houve nas crianças do_______________ (série):

- Ampliação do vocabulário.

- Aumento da racionalidade ao elaborar frases orais.

- Desenvolveram uma comunicação clara do pensamento.

- Ampliaram aquisição de fonemas corretos.

- Adquiriram uma interação através da linguagem (conversas informais, transmissão de avisos e recados, relatos de experiências, verbalização de idéias).

- Evolução da coerência da linguagem oral (complexidade do vocabulário/ nível de detalhes, relação entre eventos).

- Ampliaram o conhecimento das várias modalidades de linguagem (histórias, músicas etc.).

- Aprimoraram a concentração, saber ouvir.

- Desenvolveram as possibilidades para resolução de “problemas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário