Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PARECER DESCRITIVO - MODELO3

Aluno (a) ...................................................................................................................................

Desde que iniciou na escola ........................................................................................................................
tem se adaptado bem, seu choro inicial para entrar deu passagem para momentos de alegria ao entrar na sala e se encontrar com seus coleguinhas. Sua assiduidade nas aulas a segurança de seus pais e o carinho de todos na escola foram fundamentais para a sua adaptação.

Em nossa rotina diária participa com empolgação, adora pegar seu crachá na hora da chamadinha e colocá-lo no lugar, já reconhece inclusive o crachá de alguns colegas. Outro momento especial para ........................................................................................... é o Ajudante do Dia, pois cria muita expectativa, neste dia em especial ele ajuda a professora dando recados na secretaria, buscando as agendas e entregando materiais aos colegas, sempre com muita atenção para cumprir sua tarefa.

A hora do soninho é muito importante para o fulaninho que mesmo resistindo no primeiro momento logo acabas pegando no sono, pois se ele não dorme

No refeitório participa das refeições, alimentando-se bem, dificilmente rejeita algum alimento, sua comida preferida é a polentinha, neste dia repete no mínimo duas vezes. Seu comportamento no refeitório tem melhorado a cada dia, já consegue permanecer sentado durante as refeições e espera a vez dos coleguinhas terminarem para fazermos a higiene. Demonstra destreza ao segurar os talheres.

Sua autonomia a cada dia está mais desenvolvida, realiza sua higiene sem ajuda das educadoras, guarda seus pertences e no dia do ajudante poucas vezes necessita de auxílio para a realização das tarefas. Também tem demonstrado mais cuidado com seus pertences e com os materiais da escola, guardando-os no lugar após o uso.

Uma criança saudável não é apenas aquela que tem o corpo nutrido e limpo, mas aquela que pode utilizar e desenvolver o seu potencial biológico, emocional e cognitivo, próprio da espécie humana, em um dado momento histórico e em dada cultura.

A promoção do crescimento e do desenvolvimento saudável das crianças na instituição educativa está baseada no desenvolvimento de todas as atitudes e procedimentos que atendem as necessidades de afeto,
alimentação, segurança e integridade corporal e psíquica durante o período do dia em que elas permanecem na instituição. (RCNEI)

................................... (Fulaninho) adora a Hora do Conto, sua história preferida e OS TRÊS PORQUINHOS, onde não cansa de escutá-la. Já relata a história aos colegas, na sequência lógica dos fatos e quando tem que inventar uma história o faz com muita criatividade.

Sua motricidade fina está em pleno desenvolvimento, percebo isso diariamente, pois seus trabalhos estão cada dia mais caprichados, já consegue dosar a quantidade de cola, utiliza diversas cores em seus desenhos e pinturas. Seus desenhos a cada dia ganham mais detalhes e formas. Demonstra muita satisfação na realização das atividades. No projeto tal o que mais chamou a atenção do fulaninho foi a passeio ao jardim zoológico e a reprodução dos animais que fizemos com sucatas.

Fulaninho relaciona-se bem com os colegas e educadores da sala e nos momentos de conflitos, que normalmente acontecem por disputa de brinquedos chama a professora para auxiliar, dificilmente acontece fatos dele bater nos colegas e quando acontece logo pede desculpas e volta a brincar normalmente. Nestes momentos procuro fazer com que o fulaninho reflita, questionando-o sobre este tipo de comportamento, se é legal bater no amigo, como ele se sentiria se o colega batesse nele e incentivo ele as pedir desculpas e voltar a brincar com o colega.

"...e educador já não é aquele que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando, que ao ser educado, também educa ...". Paulo Freire

Sua linguagem está em pleno desenvolvimento, está ampliando seu vocabulário e sua fala e fluente e clara. Conversa bem com os colegas, conta histórias, adora cantar., as aulas de música são vivenciadas com grande intensidade pelo fulaninho.

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
(RCNEI)

No pátio explora todos os brinquedos, mas sua brincadeira preferida ainda é com a bola,. Sua motricidade ampla está bem desenvolvida, corre, pula, alterna as pernas, sobe pequenos obstáculos sem problemas. Chuta a bola com os dois pés, pega a bola quando a mesma é jogada para ele. Está aprendendo a pular cordas, mas ainda se atrapalha um pouco com o tempo que deverá levar para pular, ás vezes pula antes, mas logo estará fazendo, pois é muito persistente a não desiste fácil.

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar
determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. (RCNEI)

No retorno para sala demonstra certa resistência, pois o pátio tem atrativos que chamam bastante sua atenção, então converso com ele para entrar na fila e seguir com o grupo.

Fulaninho está desenvolvendo noções de espaço e tempo.Já reconhece também alguns números fazendo relação a quantidade. Os jogos propostos em sala (memória, dominó...) tem auxiliado bastante no seu desenvolvimento lógico- matemático, além de ajuda-lo no reconhecimento das regras.

Tem demonstrado interesse pelas letras, quando estou fazendo a agenda logo pergunta o que eu estou escrevendo e se vê alguma letra com a inicial do seu nome mostra com orgulho para a professora. Recomendo estimula-lo através de livros que sempre despertam a curiosidade da criança e ampliam o vocabulário.

Quanto mais ricos forem os desafios proporcionados ao fulaninho maiores serão suas descobertas, suas aprendizagens, o fascínio pelo mundo que está ao seu redor, favorecendo, assim, o prazer e a felicidade de aprender a aprender, aprender a viver junto, aprender a ser, aprender a conhecer.

Sua dedicação e empenho nesta trajetória ampliaram seus conhecimentos e contribuíram para o seu aprendizado. Foi muito bom acompanhar seu desenvolvimento! Você é especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário