Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Parecer 143-a8

A aprecia atividades que envolvem artes, principalmente as que estão relacionadas com construção de objetos e brinquedos, utilizando sucatas. Brinca e inventa falas para os personagens que constrói. O brincar dessa maneira é muito importante, pois desencadeia a atividades criadora, a imaginação, a experiência ativa favorecendo o seu desenvolvimento.


Aproveitamos o seu interesse para trabalharmos organização e cuidados com os materiais escolares.

É sempre elogiada e estimulada a selecionar os materiais que vai utilizar e a guardar os demais.

Encontra dificuldades quanto à organização espacial, ao usar o caderninho de classe.

Conversa bastante durante a aula, contando novidades para a professora e amigos, demorando, às vezes, para concluir suas tarefas. Quando cobrada sobre este aspecto faz “biquinho”. Quando isto ocorre é necessário conquistá-la, através de elogios para que prossiga com o seu trabalho.

Quanto ao aspecto lingüístico, está em um momento conflitante, pois compreende que não é possível ler o que escreveu. Por isso, ao realizar produções de textos, escreve apenas algumas linhas e imediatamente chama a professora e com o seu dedinho vai apontando, como se estivesse lendo o que escreveu. Diante dessa situação é sempre levada a refletir sobre o código lingúístico, a partir da observação da escrita alfabética e da reconstrução do código.

Ao escrever palavras contextualizadas, às vezes, compreende o sistema lingüístico e a sua organização, tendo a compreensão da logicidade da base alfabética da escrita; sabe que G e A são grafados ga, T e O são grafados to e que, juntos, significam gato. Outra vezes usa apenas a vogal para compor a sílaba.

Quanto ao aspecto lógico-matemático, ao realizar a seqüência numérica, necessita de ajuda ao passar de uma “família” numérica para a outra, não conseguindo realizar a atividade com autonomia, mesmo quando utiliza materiais concretos. O mesmo acontece quando trabalha com atividades envolvendo: contagem em série, antecessor e sucessor, decomposição de numerais e situações-problema envolvendo adição e subtração.

Partindo dessas observações, estaremos avaliando o desenvolvimento da Maria Fernanda até o final do ano letivo, levando em conta as habilidades e competências necessárias a serem adquiridas no Pré II:

- Conseguir ler e expressar graficamente o que pensa ou fala.

- Organizar suas idéias ao escrever um texto.

- Ler com significado.

- Compreender a composição dos numerais.

- Utilizar o raciocínio lógico-matemático para resolver situações-problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário