Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sábado, 16 de outubro de 2010

Para ensinar a ler e escrever 2

Para ensinar a ler e escrever, cabe nos pais e educadores nos adequar-mos à realidade de nossos filhos e alunos, respeitando o tempo de cada um, atentando para os casos daqueles que apresentam determinado tipo de limitação - o que não significa que os pais ou professores devam tratá-los de maneira diferente.

Devemos sim, reavaliar com freqüência se os textos utilizados se adaptam aos objetivos da aula, da matéria e do que ele propõe para filhos e alunos e, principalmente, no que contribui para o crescimento dos mesmos.

O que pais e os educadores devem saber é que para facilitar a compreensão da leitura, o leitor experiente se utiliza de uma série de habilidades, ativando em sua mente várias ações – seleção e antecipação de informações, inferência, levantamento de hipóteses.

Essas habilidades denominam-se estratégias de leitura, e são entendidas como "suspeitas inteligentes, embora arriscadas, sobre o caminho mais adequado que devemos seguir" ou ainda, como procedimentos de caráter elevado, que envolvem a presença de objetivos a serem realizados, o planejamento das ações que se desencadeiam para atingi-los, assim como sua avaliação e possível mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário