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sexta-feira, 4 de junho de 2010

Jogos e Atividades envolvendo Representação Simbólica

A representação simbólica supõe a formação da imagem mental. Por isso, os jogos e atividades a seguir têm como base a imagem mental e envolvem a imitação, imaginação e linguagem.


1. Metamorfose de objetos e desempenho de papéis: brincar de casinha, de escola, de médico e dentista, etc..

2. Jogos Imitativos

 Imitar a forma de andar dos animais: andar como gato, elefante, tartaruga, pular como um sapo etc.

 Cavalo e cavaleiro

- Galopar livremente montados sobre um cabo de vas¬soura, imitando um cavalo-de-pau.

- Galopar em ritmo acelerado, montados sobre um cabo de vassoura (cavalo-de-pau) e parar repentinamente a um sinal combinado (palmas, apito etc.).

- Montados sobre um cabo de vassoura, imitando um cavalo-de-pau: galopar lentamente; galopar sobre cavalo bravo; galopar sobre cavalo teimoso (que quer ir para um lado diferente do que o cavaleiro quer caminhar);

- Galopar em duplas no mesmo cavalo: inicialmente sobre um cabo de vassoura e depois sem ele, galopar apenas imaginando-se sobre um cavalo.

 Imitar meios de transporte: voar como avião, correr como carro, andar como trenzinho.

 Andar imitando pessoas e objetos:

- um velhinho;

- um cego atravessando a rua;

- uma pessoa distraída;

- alguém carregando uma coisa muito pesada; .um robô;

- uma pessoa com sapato apertado;

- uma mãe carregando o filho no colo;

- alguém com muita pressa etc.

 Profissões:

- Um bombeiro subindo a escada de seu carro para apa¬gar o fogo.

- Um domador de circo domando a fera com chicote. Um palhaço brincando de levantar peso.

- Uma lavadeira lavando roupa (esfregando, torcendo,pendurando no varal e passando a ferro).

- Um marceneiro serrando madeira e martelando prego.

- Um padeiro preparando pão (batendo a massa, abrindo com rolo, fazendo os pãezinhos, arrumando-os na fôrma e colocando-os no forno).

- Uma cozinheira fazendo comida (batendo ovo, mexendo a panela e lavando os pratos).

- Um pianista tocando piano.

- Uma costureira fazendo uma roupa (cortando e cos¬turando).

- Um relojoeiro consertando e dando corda no relógio.

3. Jogos de adivinhação:

 Mímica: observar os movimentos realizados por um participante, tentando adivinhar a ação que ele está imitando. Por exemplo:



- Comer;

- chutar uma bola;

- pegar uma flor e sentir-lhe o perfume

- pintar uma parede;

- escrever na lousa;

- tocar um piano

- lavar roupa etc.





 Um diz: -"Estou pensando na parte do meu corpo que serve para ver. Qual é?". Os outros tentam adi¬vinhar, dizendo o nome dessa parte do corpo. Várias questões podem ser apresentadas para adivinhação como, por exemplo: -"Estou pensando na parte do corpo que serve para:



- ouvir;

- andar, correr, pular , chutar;

- segurar um objeto, agarrar uma bola, desenhar ,escrever" etc.





 Uma criança (ou a professora) faz perguntas em forma de adivinhação: -"O que é, o que é:



- que fica em cima do pescoço?

- que fica entre o pé e o joelho?

- que fica entre os olhos e a boca?" etc.



As crianças tentam adivinhar, nomeando a parte do corpo, apontando-a ou movimentando-a.



 Uma criança diz que está pensando num objeto, e dá uma indicação de onde ele está como, por exemplo: -"Estou pensando num objeto que está:



- em cima do armário;

- ao lado da porta;

- em frente à janela;

- atrás da mesa "etc.



As outras crianças tentam adivinhar qual é o objeto.



 Uma criança diz: -"O que é, o que é? Estou pen¬sando num objeto que serve para:



- escovar os dentes;

- comer;

- escrever;

- apagar o que se escreve" etc.



As outras crianças tentam adivinhar qual é o objeto.



 Formar um círculo; um participante vai para o centro, observa os outros à sua volta e diz: -"Estou pen¬sando em alguém. Quem será?".. Descreve, então, a criança em quem está pensando: tem cabelo curto, usa óculos, está de blusa branca, de tênis etc. As demais tentam adivinhar quem é, a partir da descrição feita.



 Adivinhar quem é: as crianças ficam de olhos fecha¬dos, enquanto a professora escolhe um participante, que deverá cobrir-se com um lençol ou uma toalha e movimentar-se, fazendo aparecer de vez em quando alguma parte de seu corpo ( ora levantando um pouco o lençol de maneira a mostrar os pés, ora colocando um dos braços para fora etc.). As outras abrem os olhos e observam, tentando descobrir quem se es¬conde sob o lençol.



 Uma criança diz: -"Estou pensando em alguém que:



- faz pão;

- apaga o fogo;

- vende jornal ;

- trabalha na feira;

- dirige ônibus;

- cuida dos dentes;

- pinta casas;

- constrói casas;

- ensina crianças;

- vende remédios;

- faz roupas;

- recolhe lixo;

- conserta sapatos etc.



Quem será?".

As demais crianças tentam adivinhar .



 Uma criança imita um animal através de gestos e movimentos.. As outras tentam descobrir qual é o animal que está sendo imitado.



4. Telefone sem fio: duas crianças conversam uma com a outra, num telefone imaginário.

5. Inventar finais diferentes para as histórias: a professora conta uma história e as crianças imaginam um final diferente para ela.

6. Inventar histórias à vista de gravuras: a criança observa duas ou três gravuras, contendo cenas relacionadas entre si, e as coloca em ordem, de acordo com a seqüência das ações. Depois imagina uma história à vista da seqüência das cenas.

7. Seguir um percurso indicado: divididos em pequenos grupos, brincar de trenzinho, movimentando-se segundo o percurso indicado pela professora ou por uma das crianças:

 passar por entre a cadeira e a parede;

 virar para a esquerda;

 seguir em frente;

 dobrar para a direita;

 andar em volta da mesa etc.

8. Estimar distâncias: marcar um ponto de saída e um ponto de chegada (por exemplo, uma pedra e uma caixa). A criança faz o percurso de um ponto a outro, contando quantos passos deu.

9. Brincar de espelho, usando todo o corpo: uma criança se movimenta, virando a cabeça para o lado, levantando um braço ou uma perna etc. As outras crianças fazem o papel do espelho, reproduzindo as suas posições.

10. Brincar de espelho, usando apenas a cabeça e o rosto: formar duplas, um em frente ao outro; um movimenta a cabeça, os olhos, a boca, fazendo uma expressão de alegria, tristeza, surpresa, ou uma careta, e o outro reproduz a expressão facial do primeiro (revezar as crianças).

11. Repetir e inventar: divididos em pequenos grupos, um ao lado do outro: um deles faz um movimento como, por exemplo, levantar braço ou a perna, dar um passo à frente etc.; o que está ao seu lado copia este movimento e acrescenta mais um, e assim sucessivamente; recomeçar a partir do último a realizar o exercício.

12. Ampliar frases: uma criança diz uma frase para um colega, que deverá repeti-la para outra, ampliando-a, e assim sucessivamente. Por exemplo:

"Paulo foi ao circo;

"Paulo foi ao circo e viu o palhaço;

"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça;

"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça e o domador de leões;

"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça, o domador de leões e o mágico;

"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça, o domador de leões e o mágico que tirou um coelho da cartola".

E assim a brincadeira continua, com as crianças repetindo o que os colegas disseram e acrescentando mais alguma palavra ou expressão.

13. Reconhecer sons: ficar em silêncio, com os olhos fechados, e ouvir os sons do meio ambiente, tentando reconhecê-los:

 sons da natureza: água, vento, trovão, chuva etc.;

 sons produzidos pelo corpo: vozes, batidas de pés no chão,

 batidas de palmas, sons produzidos pelo andar etc.;

 sons produzidos por objetos: barulho de carro, motocicleta, máquina de datilografar etc.

14. Descobrir de onde vem o ruído: uma criança, de olhos vendados, deve dizer ou apontar para o local de onde provém determinado som (passos, palmas, vozes, sons produzidos por objetos etc. ) .

15. Reconhecer objetos através do som: deixar cair alguns objetos (lápis, moeda, borracha etc. ); a criança de olhos vendados, tenta adivinhar qual foi o objeto que, ao cair, provocou aquele som.

16. Reconhecer partes do corpo através do som: uma criança faz um som com o próprio corpo (bater palmas, bater os pés no chão, estalar os dedos, tossir etc.), enquanto outro permanece de olhos vendados e tenta descobrir qual a parte do corpo que provocou aquele som, repetindo-o.

17. Reconhecer o conteúdo dos objetos através do som: descobrir o conteúdo de latinhas, caixas etc., apenas ouvindo o som que delas provém, quando movimentadas. Exemplo: pedrinhas, moedas, grãos etc.

18. Movimentar-se seguindo um som: executar movimentos pré-estabelecidos de acordo com as características do som emitido(breve-longo, forte-fraco, grosso-fino) como, por exemplo:

 ao ouvir um som longo (aaaaaaaaaa), colocar as mãos na

 cabeça; ao ouvir um som breve (aaa), sentar-se; .

19. Desenhar utilizando determinada cor quando ouvir sons fortes e, ao ouvir sons fracos, utilizar cor diferente etc.

20. Reproduzir ritmos: repetir um ritmo produzido pela professora: com palmas, batendo os pés no chão, batendo o lápis sobre a mesa, com coquinhos, latinhas contendo grãos, pedras, etc.

21. Modelagem: utilizar argila ou massa.

22. Colagem:

 de objetos, no plano tridimensional (caixas de fósforo, palitos de sorvete etc.);

 de figuras em folhas de papel de vários tamanhos e espessuras;

 de material variado: retalhos picados, algodão, folhas, lã, barbantes, grãos, confetes, serragem, pó de giz etc.

23. Dobradura: utilizar vários tipos de papel, percebendo as diferentes texturas, formas etc.

24. Pintura: a dedo, com lápis-estaca, giz, pincéis de grossuras diferentes, lápis de cor comum etc.

25. Desenhos cegos ao som de ritmos diferentes: com os olhos fechados, segurando um lápis-estaca, deixar a mão deslizar sobre o papel, traçando linhas ao acaso, seguindo ritmos lentos e rápidos.

26. Desenho em grupo: formar pequenos grupos, sentados em círculo; cada um recebe uma folha de papel, na qual faz um desenho. A um sinal combinado, cada criança passa a sua folha para o colega do lado, que deverá completar o desenho, e assim sucessivamente, até que todas as crianças do grupo tenham desenhado em todas as folhas. A primeira folha em que a criança desenhou acaba retornando para ela, acrescida dos detalhes desenhados por todos os colegas.

27. Desenhar, pintar ou escrever ao som de uma música: desenhar, pintar ou escrever livremente e parar assim que a música seja interrompida.


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