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domingo, 30 de maio de 2010

Projeto Chega de Bullying de Simone Helen Drumond

Introdução


Todos os dias, em praticamente todas as escolas do mundo, muitos alunos sofrem algum tipo de agressão física ou moral por serem gordinhos, usarem óculos com lentes grossas ou simplesmente porque dedicam algumas horas a mais que os outros aos estudos Esse fenômeno, começou a ser observado nos anos 70, ainda não tem tradução para o nosso idioma, mas compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente.

O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Como verbo, quer dizer ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar.

O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater. Ainda não existe termo equivalente em português, mas alguns psicólogos e estudiosos do assunto o denominam “violência moral”, “vitimização” ou “maus tratos entre pares”, uma vez que se trata de um fenômeno de grupo em que a agressão acontece entre iguais – no caso, estudantes.

Como é um assunto examinado criteriosamente há pouco tempo, cada país ainda precisa encontrar um vocábulo ou uma expressão, em sua própria língua, que tenha esse significado tão amplo.

Este projeto pretende mostrar através do teatro, como situações simples podem se transformar no fio condutor de uma reflexão sincera sobre como essa prática prejudica o desenvolvimento psíquico de crianças e adolescentes, derruba a auto-estima dos adultos e pode até levar ao suicídio.

Objetivos.


As atividades deste projeto deverão possibilitar ao aluno:

• Articular respostas e oportunizar ações, após a compreensão a respeito do bullying.

• Articular meios para promoção de valores, dentro e fora da escola – apreciação, colaboração, entre outros –, propiciadores de um clima de solidariedade e de respeito mútuo.

• Redigir textos das produções teatrais adequados: ao gênero, ao objetivo do texto, ao destinatário, as convenções gráficas apropriadas ao gênero das convenções ortográficas.

• Mediar os saberes necessários para que os educandos possam compreender e a identificar comportamentos de violência entre a turma.

• Agir contra incidentes de violência física ou verbal entre alunos de modo consistente.

• Apoiar coesamente os estudantes da escola a lidar com a violência.



Para debater e explicar o foco do projeto.



A BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

Vocês lembram-se da história Branca de Neve e os Sete Anões? A história é um clássico da Literatura Infantil que encanta pela riqueza dos personagens e pelas emoções que desperta em quem ouve a vaidosa madrasta disposta a tudo para continuar a mais bela, a fala meiga e doce da boa Branca de Neve e ainda, a simplicidade e inocência dos Sete Anões.

A história chama atenção ainda, pela relação que podemos fazer com o que acontece hoje e há algum tempo na escola: a segregação pela diferença.

A mesma diferença que aparece com encanto na história, marcando singularmente cada anão e cada personagem e dando nome ao Atchim, o mais doentinho, alérgico, coitado! - ao Zangado, o mais brabo, ao Dengoso, o mais tímido e envergonhado, ao Soneca, o mais dorminhoco, ao feliz, o mais alegre, ao Mestre, o mais esperto e inteligente e ao Dunga, o que não fala, aparece na sala de aula como motivo para a prática de um tipo de violência conhecida como Bullying. E muitas crianças, porque são mais quietas, mais pobres, mais estudiosas, mais falantes, ou porque usam óculos ou porque têm alguma diferença física, sofrem com apelidos inconvenientes, perseguições, gozações que constrangem e à semelhança dos anões do conto "A Branca de Neve" são isolados dentro do espaço escolar a que também têm direito.

A apresentação da peça de teatro que iremos apresentar tem o desígnio de fazer-nos pensar neste contexto e nesta realidade que se instala na escola e diz respeito a todos enquanto pais, professores, funcionários e alunos.

Chame a atenção dos alunos para o fato de que o bullying, às vezes considerado normal por alguns, está longe de ser inocente. Apesar de configurar prática comum entre crianças e adolescentes de países diferentes e fazer parte do cotidiano escolar em todas as épocas, deve ser constantemente evitado e combatido. Ressalte que uma das maiores preocupações dos estudiosos do assunto são os efeitos psicológicos que as agressões podem produzir nas vítimas.

Discuta o significado etimológico da expressão bullying. Então, peça que todos pensem numa possível tradução da palavra para o nosso idioma, por meio dos roteiros que serão desenvolvidos para as dramatizações.


Atividades

1º aula – Data ...../....../.....

Aula de hipóteses

Pergunte quem já foi alvo de implicâncias e perseguições de colegas na escola?

Houve algum tipo de agressão física ou as ações que se deram mais no campo moral, com a escolha de apelidos politicamente incorretos?

Alguém em algum momento de explanação ou de dúvidas quanto assuntos escolares já percebeu risadinhas, empurrões, fofocas ou a propagação de termos pejorativos como lá vai o bola falar.

Ser chamado de o nerd para você é um elogio? Por quê?

Quem já recebeu mensagens difamatórias ou ameaçadoras no celular, no Orkut ou nos blogs pessoais?



Obs. Provavelmente muitos dirão que já testemunharam "brincadeirinhas" do gênero, mas dificilmente admitirão que já as promoveram.

Be-a-Bá do bullying

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Adotar atitudes de respeito com o próximo. Perceber a importância de ter um bom convívio social, de conhecer valores e regras. A aula pretende esclarecer: O que significa bullying. De que maneiras o bullying pode acontecer na escola. Quais são as conseqüências de quem pratica e de quem sofre bullying na escola. Como colaborar com a escola para que este problema seja superado.



O que é:

Bullying é um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos que são adotados por um ou mais alunos contra outros colegas, sem motivação evidente. Em princípio, pode parecer uma simples brincadeira, mas não deve ser visto desta forma. A agressão moral, verbal e até corporal sofrida pelos alunos provoca dor, angústia e sofrimento na vítima da "brincadeira", que pode entrar em depressão.



As principais formas de maus-tratos:

* Físico (bater, chutar, beliscar).

* Verbal (apelidar, xingar, zoar).

* Moral (difamar, caluniar, discriminar).

* Sexual (abusar, assediar, insinuar).

* Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir).

* Material (furtar, roubar, destroçar pertences).

* Virtual (zoar, discriminar, difamar, por meio da internet e celular).

* Sinais de que seu filho é vítima bullying

* Apresenta com freqüência desculpas para faltar às aulas ou indisposições como dores de cabeça, de estômago, diarréias, vômitos antes de ir à escola.

* Pede para mudar de sala ou de escola, sem apresentar motivos convincentes

* Apresenta desmotivação com os estudos, queda do rendimento escolar e dificuldades de concentração e aprendizagem.

* Volta da escola irritado ou triste, machucado, com as roupas ou materiais sujos ou danificados.

* Apresenta aspecto contrariado, deprimido, aflito, ou tem medo de voltar sozinho da escola.

* Possui dificuldades de relacionar-se com os colegas e fazer amizades.

* Vive isolado em seu mundo e não querer contato com outras pessoas que não façam parte da família.

Para casa – Dever informal - Propor que os alunos colham de pais, tios, colegas, avós e outras pessoas de diferentes faixas etárias sobre as dificuldades de relacionamento que experimentaram durante o tempo de escola. Quais eram os apelidos mais comuns naquela época? Alguém foi às “vias de fato” com os colegas que criavam e apontavam defeitos nos outros? Certamente a garotada vai identificar casos diversos de pessoas que sofreram intimidações e agressões no passado. É importante que os depoentes contem de forma franca o que viveram e expliquem como superaram suas dores,


2º aula – Data ...../....../.....

Os alunos devem debater sobre os depoimentos. O conjunto de narrativas dará a cada um a oportunidade de se identificar com os entrevistados e também de se colocar no lugar de quem é perseguido, achacado, discriminado, humilhado e ridicularizado ainda hoje. Depois peça que, divididos em pequenos grupos, os adolescentes aprofundem a questão e elaborem uma lista de ações para evitar o bullying na escola. As sugestões de cada equipe serão organizadas e apresentadas por meio de faixas que serão expostas nos dias das apresentações teatrais. Por fim, oriente a execução de textos dissertativos (roteiros teatrais) sobre o fenômeno. Com a ajuda da professora de Língua Portuguesa Silvia Drumond de Carvalho, as redações constarão como textos para o portfólio e serão avaliadas conforme a qualidade da argumentação e o nível de informação, enriquecendo assim, o contexto do trabalho.


3º aula – Data ...../....../.....

1º momento - Dinâmica dos VALORES PESSOAIS de cada um.

Respeito, responsabilidade, solidariedade, amizade, paz, justiça, amor, fraternidade - Cada aluno recebe uma das frases para comentar e exemplificar com o intuito de repensar e retomar suas atitudes e perceber que pequenas atitudes fazem a diferença.

2º momento – Ensaio dos roteiros



4º aula – Data ...../....../.....

1º momento – Ensaio dos roteiros, verificação das vestimentas e cenários.



5º aula – Data ...../....../.....

1º momento – Ensaio dos roteiros, verificação das vestimentas e cenários.


6º aula – Data ...../....../.....

Cada turma está dividida em três grupos (três apresentações) sobre o tema.


APRESENTAÇÃO DOS ROTEIROS

Dia 22/06/2010 – 9º e 8º Anos

Dia 23/06/2010 – 7º Ano
Local: Auditório


Possibilidades:

1. Dia...../..../...... Palestra da aluna Camila do 8º Ano.

2. Dia...../..../...... Palestra da Psicóloga Nelma.

Avaliação ( critérios norteadores para a avaliação):

• Participação nas discussões e reflexões a partir das questões norteadoras (oralidade);

• Capricho, criatividade e ligação com os conceitos trabalhos durante a aula para elaboração do roteiro teatral, que poderá ser descritivo ou narrativo (uma situação real ou fictícia);

• Trabalho colaborativo na criação das frases para as faixas, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;

• Participação efetiva na dramatização.

Obs. Este teatro não será avaliativo. Neste 2º trimestre haverá duas avaliações de Arte valendo 10 pontos cada.




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